domingo, 21 de dezembro de 2008

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Aluízio Ferreira
Av. São Paulo, 1627 - Bairro Nova Brasília
CEP - 78964-030
Ji- Paraná - RO
PROJETO: PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA
Período: 2005 à 2007
Realização:
Prof. Jaini da Cruz Aguiar Gabriel
E-mail: jainiaguiar@hotmail.com

FOTOS DOS ALUNOS

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS
DOS ALUNOS PARTICIPANDO NO
PROJETO















ALUNOS PARTICIPANTES - 2006

ALUNOS 3º A

1- ADRIANA LEMOS DE JESUS
2- ALCILENE SILVA CALDAS
3- ALUANI GONÇALVES ERNESTO
4- ANA KELLY GUIMARÃES PEREIRA
5- ANDRÔMEDA SÉRPA HEMANO DE SOUZA
6- CLAUDIANA MARIA DUARTE
7- CLAUDILAINE DA SILVA
8- CRISLANE CARNEIRO
9- DAIANE GOMES BEZERRA
10- DAYANE SOARES DE MIRANDA
11- DIEISON MARCOS ABREU DE OLIVEIRA
12- ÊMILY FERRARI
13- FILIPE CLEBER DA SILVA
14- FRANCIELE DOS SANTOS
15- FRANCIELE OLIVEIRA DA SILVA
16- GISLAINE MACHADO CESAR
17- JANETE CORTES COSTA
18- JOVANE DO NASCIMENTO SOUZA
19- LAIZE MACKIEWICZ
20- LARIANE ADRIELY MACKEVICZ DE OLIVEIRA
21- LEANDRO BAATISTA MADRUGA
22- LUCIANA FELIZARDO MENDES LEAL
23- MARRION RAFAELA NUNES DE BRITO
24- MAYKON RAFAEL DA SILVA
25- POLLYANE DITOZA SILVA
26- TATIANE DA SILVA BARBOSA ALVES
27- THAÍS GISELE SAVI LOURENÇO
28- WELLINGTON BRUNO ALEXANDRINO BONETTI
29- WYLDERLAN NASCIMENTO DE OLIVEIRA
30- ZAIANE DRIELE VENANCIO

ALUNOS 3º B


1- ADRIANA SILVA SANTOS
2- ADRIANO FERNANDO DOS ANJOS SILVA
3- ALISSON AGNALDO MESSIAS CORRÊA
4- CELITA VIEIRA DE CARVALHO
5- CLAUDIA CRISTINA OLIVIEIRA SAMPAIO
6- CLEYTON SILVA CALDAS
7- CRISTIELY ALVES OLIVEIRA
8- DAYANE VITORINO SOARES
9- ÉLICA DE SOUZA SILVA
10- ELISÂNGELA CRISTINA MAZALI DE ABREU
11- FABIANE DA SILVA BARBOSA ALVES
12- FABÍOLA DA SILVA SOUSA
13- HEGNO WAGNER DA SILVA
14- KATIELEN MARA HETKOWSKI
15- KELLY CRISTINA DOS SANTOS FARIAS
16- LELIANE MARTINS CARVALHO
17- LETÍCIA DA SILVA CARVALHO
18- LUCILENE MARQUES DA SILVA
19- MAYRA DE MICO MARTINS
20- PAMELA DONATO FRANCISQUETI
21- PAMELA DOS SANTOS FRANCISCO
22- PAULO RICARDO FLOR DO NASCIMENTO
23- RENATA DOS SANTOS COELHO
24- ROSELENI DE SOUZA FONSECA
25- SANDY MARA PEREIRA DA SILVA
26- SANDY MONICA PEREIRA DA SILVA
27- SHEILANE MOREIRA ALVES
28- VANESSA PEREIRA DA SILVA
29- WANDERSON PEREIRA

ALUNOS PARTICIPANTES - 2006

ALUNOS 2º A

1- ANA KELLY GUIMARÃES PEREIRA
2- ANDRÔMEDA SÉRPA HERMANO DE SOUZA
3- CLAUDIANA MARIA DUARTE
4- DAIANE GOMES BEZERRA
5- DAYANE SOARES DE MIRANDA
6- DEISON MARCOS ABREU DE OLIVEIRA
7- ÊMILY FERRARI
8- FABIANO DA SILVA GOMES
9- FILIPE CLEBER DA SILVA
10- FRANCIELE DOS SANTOS
11- GISLAINE MACHADO CÉSAR
12- JOVANE DO NASCIMENTO SOUZA
13- JUSSIMARA ARAÚJO NEPOMUCENO
14- LAIZE MACKIEWICZ
15- LARIANE ADRIELY MACKIEWICZ DE OLIVEIRA
16- LEANDRO BATISTA MADRUGA
17- LEANDRO GONÇALVES DE SOUZA
18- LÍVIA CAMILA RODRIGUES DA ROCHA
19- MAIKON RAFAEL DA SILVA
20- MARRION RAFAELLA NUNES DE BRITO
21- PAULA SOUZA GUTIERRES
22- POLLYANE DITOZA SILVA
23- RAFAEL DA SILVA AGUIAR
24- RAFAELA DE PAULA ALVES
25- RENATA APARECIDA DE OLIVEIRA
26- RICARDO DE OLIVEIRA ANDRADE
27- THAÍS GISELE SAVI LOURENÇO
28- VANESSA DE SOUZA GONÇALVES
29- VANESSA SOUZA MACHADO
30- WELLINGTON BRUNO ALEXANDRINO BONETTI
31- WILDERLAN NASCIMENTO DE OLIVEIRA
32- ZAIANE DRIELE VENÂNCIO

ALUNOS 2º B
1- ADRIANA FIRME DA CRUZ
2- ADRIANO FERNANDO DOS ANJOS SILVA
3- ALCILENE SILVA CALDAS
4- ARIANE OLIVEIRA DA SILVA
5- CELITA VIEIRA DE CARVALHO
6- CLEYTON SILVA CALDAS
7- DAYANE VITORINO SOARES
8- ELISÂNGELA CRISTINA MAZALI DE ABREU
9- FABÍOLA DA SILVA SOUSA
10- FERNANDA RODRIGUES DE LIMA
11- FRANCIELE OLIVEIRA DA SILVA
12- GEYSE KELLY MENDES RIBEIRO
13- GLEICIELY NASCIMENTO MARQUES
14- JACQUELINE DA SILVA OLIVEIRA
15- JEFERSON DUTRA DA COSTA
16- JENIFER DE OLIVEIRA DUTRA
17- JÉSSICA GEANE DA SILVA
18- KATIELEN MARA HETKOWSKI
19- LEANDRO ARNON SHÓCKNESS DOS SANTOS
20- LETÍCIA DA SILVA CARVALHO
21- MARIANA XAVIER CORRÊA
22- NEILIANE SILVA LEITE
23- PAULO RICARDO FLOR DO NASCIMENTO
24- RENATA DOS SANTOS COELHO
25- ROSANA DE AMORIM SILVA
26- SANDY MARA PEREIRA DA SILVA
27- SANDY MÔNICA PEREIRA DA SILVA
28- SUNILA DE SOUZA HENRIQUE
29- SUZAN KETELYN MOITINHO SOUZA
30- FERNANDA JACINTO DE FREITAS
31- HEGNO WAGNER DA SILVA
32- LUCIANA FELIZARDO MENDES LEAL
33- JHENNIFFER DIAS SILVA
ALUNOS 2º C
1- ADRIANA SILVA DOS SANTOS
2- ALISSON AGNALDO MESSIAS CORREA
3- ALUANI GONÇALVES ERNESTO
4- BRUNO TEOTONIO DOS SANTOS
5- CLACIANE BAUDSON SILVA
6- CRISTIELY ALVES OLIVEIRA
7- ELEN CRISTINA AMORIM
8- ÉLICA DE SOUZA SILVA
9- ENDERSON VIEIRA DA FONSECA
10- FABIANE DA SILVA BARBOSA ALVES
11- FRANCIELY PEREIRA VIANA
12- KAIVER JOSÉ CASTRO DA SILVA
13- KELLY CRISTINA DOS SANTOS FARIAS
14- LEIDIMAR MENDES DE SOUZA
15- LELIANE MARTINS CARVALHO
16- LORENA OAKES BERGAMIM
17- LUCIANE SÂMELA PIRES DE SOUZA
18- LUCILENE MARQUES DA SILVA
19- MAYRA DE MICO MARTINS
20- MIRAÍDE NASCIMENTO PEREIRA
21- NAKELLY DE ALMEIDA SANTOS
22- PÂMELA DONATO FRANCISQUETI
23- PÂMELA YARA OLIVEIRA LUCENA
24- POLIANE GISETI DE SOUZA
25- RENATO DE MOURA SUTILE
26- ROSELENI DE SOUZA FONSECA
27- ROSELI DE SOUZA FONSECA DA SILVA
28- RUAN VIEIRA DE CASTRO
29- SHEILANE MOREIRA ALVES
30- SUÉLEN VÁLTER IARROCHÉSKI
31- TATIANE DA SILVA BARBOSA ALVES
32- UENDERSON VIEIRA DA FONSECA
33- VALQUIRIA FERREIRA
34- VANESSA PEREIRA DA SILVA
35- WANDERSON PEREIRA
36- WELLINGTON CÉZAR VIANA

ALUNOS PARTICIPANTES - 2005

2005
ALUNOS 1ºA

1-ADILA PATRÍCIA DA SILVA CARDOSO
2-ALASSON SARAIVA
3-ALINE KESS MENDES DE ALMEIDA
4-ALUANI GONÇALVES ENESTO
5-ANATALIA DAIANE DE OLIVEIRA
6-CRISTIELE ALVES OLIVEIRA
7-DAIANE CRISTINA DE SOUZA FAFERO
8-ÉLICA DE SOUZA SILVA
9-FELIPE CLEBER DA SILVA
10-FLÁVIO BARBOSA GONÇALVES
11-FLAVIO TEZORI
12-FRANCIELY PEREIRA VIANA
13-JONAS DA SILVA
14-JUSSIMARA ARAUJO NEPOMUCENO
15-KELLY CRISTINA DOS SANTOS FARIA
16-LETICIA DA SILVA CARVALHO
17-LUCILENE MARQUES DA SILVA
18-MILKA BRUNA PEREIRA DA SILVA
19-NAUANA FARIAS COSTA
20-PÂMELA DONATO FRANQUETI
21-PAMELA DOS SANTOS FRANCISCO
22-RAFAELA DE PAULA ALVES
23-SANDY MARA PEREIRA DA SILVA
24-SANDY MONICA PEREIRA DA SILVA
25-SHEILANE MOREIRA ALVES
26-SUÈLEN VALTER IRROCHESKI
27-THACIANO DOS SANTOS
28-VALQUIRA FERREIRA
29-WANDERSON ELIAS GRECCO
30-WESLEY NOGUEIRA DE OLIVEIRA
31-WILLIAM GOULART SERVILHA
32-JANDERSON BASTO PINHEIRO
33-LUCIANA PALMIRO DE SOUZA

ALUNOS 1º B
1-ALINY REZENDES SANTOS
2-ANA KELLY GUIMARÃES PEREIRA
3-ANDRÔMEDA SERPIA HERMANO DE SOUZA
4-CAMILA GUIMARÃES SILVA
5-CLAUDIANE MARIA DUARDA
6-CLAUDIO HENRIQUE BALDUINO MAZZO
7-CLEIDIANE APARECIDA ROSSI
8-DAIANE GOMES REZERRA
9-ERICA MACIEL DACOL
10-FABIANO DA SILVA GOMES
11-JACKELINE MAYARA GARCIA GUIMARÃES
12-JULIANA PEREIRA DE SOUZA
13-LAIZE MACKIEWICZ
14-LARIANE ADRIELY MACKVICZ DE OLIVEIRA
15-LEANDRO GONÇALVES DE SOUZA
16-LIVIA CAMILA RODRIGUES DA ROCHA
17-MAYKON MIDINO
18-MAYCON RAFAEL DA SILVA
19-MARRION RAFFAELA NUNEES DE BRITO
20-NILDSON LIMA SILVA
21-PAULA SOUZA GUTERRES
22-PAULO ANDERSON GUIMARÃES
23-POLLYANA DITOSA SILVA
24-REGINALDO DA SILVEIRA DE SOUZA
25-RICARDO OLIVEIRA ANDRADE
26-THAIS GISELE SAVI LOURENÇO
27-VANESSA DE SOUZA GONÇALVES
28-WELLYGTON BRUNO ALEXANDRINO BONETTY
29-WESLEY ALVES DA COSTA
30-WYDERLAN NASCIMENTO DE OLIVEIRA
ALUNOS 1º C
1-ADRIANO FERNANDO DOS ANJOS SILVA
2-ALCILENE SILVA CALDAS
3-ALISSON AGNALDO MESSIAS CORRÊA
4-ANDREIA ANERIO DE SOUZA DOS SANTOS
5-ARIANE OLIVEIRA DA SILVA
6-BRUNO LOPES MENEZES
7-CLEYTON SILVA CALDAS
8-DAYANE VITORINO SOARES
9-DIEISON MARCOS ABREU DE OLIVEIRA
10-ELIZAGELA CRISTINA MAZALI DE ABREU
11-EMILY FERRARI
12-ERICA DAYANE DE SOUZA LIMA PEDRO
13-FERNANDA RODRIGUES DE LIMA
14-FRANCIELE DOS SANTOS
15-FRANCIELE OLIVEIRA DA SILVA
16-GEYSE KELLY MENDES RIBEIRO
17-GISLAINE MACHADO CESAR
18-HEGNO WAGNER DA SILVA
19-JACQUELINE DA SILVA OLIVEIRA
20-JÉSSICA KASPRAZAK
21-JOVANE DO NASCIMENTO SOUZA
22-JUCILAINE OLIVEIRA SOARES
23-JULLIANE MOREIRA VELOSO
24-KATIELEN MARA HETKOWSKI
25-LEANDRO BATISTA MADRUGA
26-PAMELA YARA OLIVEIRA LUCENA
27-RAFAEL DA SILVA AGUIAR
28-RENATA DOS SANTOS COELHO
29-ZAIANE DRIELE VENÂNCIO
30-MARCELO DE MORAIS ALVES
ALUNOS 1º D
1-ADRIANA LEMOS DE JESUS
2-ALEIR FRANCISCO SANTOS
3-ANGELICA CRISTINA DA SILVA
4-ANGELICA CARVALHO RELASQUE DOS SANTOS
5-BRUNO TEOTONIO DOS SANTOS
6-CAMILA LOPES MENDES
7-CARINA PAULA DE MORAIS
8-CECÍLIA FERNANDES SARAIVA
9-CLACIANE BAUDSON SILVA
10-CLAUDIA CRISTINA OLIVEIRA SAMPAIO
11-DAYANE SOARES DE MIRANDA
12-DOUGLAS ELSMER SCHIKERSKI
13-EDIMILSON BARBOSA DE LIMA
14-ELEN CRISTINA AMORIM
15-FABIANA DA SILVA BARBOSA
16-FABÍULA DA SILVA SOUZA
17-JENIFER DE OLIVEIRA DUTRA
18-JONATAN SAMUEL GOMES DA SILVA
19-LUCIMAR MARIANO LUIZ BASTOS
20-PABLO DE MORAES
21-PATRICIA VIEIRA DA SILVA
22-ROBSON PEREIRA DA SILVA
23-RUAM VIEIRA DE CASTRO
24-SAMUEL ALBINO DA SILVA
25-SUNILA SOUZA HENRIQUE
26-SUZAN KETELYN MOITINHO SOUZA
27-TASSIA CAMILA TEIXEIRA
28-TATIANE DA SILVA BARBOSA ALVES
29-CHARLIELI RAMOS PEREIRA
30-ERICA SAMPAIO LEANDRO
31-HELLEN CRISTINA FERREIRA LEITE
32-LEANDRO PORTO DA SILVA
33-ADRIANA FIRME DA CRUZ

CONTEÚDOS BIBLIOGRÁFICOS

LINKS DOS SITES UTILIZADOS NA BIBLIOGRAFIA DOS CONTEÚDOS:


01- CONJUNTOS
www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/conjuntos.htm

02- EQUAÇÃO DO 1º GRAU
www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq1g/eq1g.htm

03- JUROS SIMPLES E COMPOSTOS
www.somatematica.com.br/financeira.php

04- FUNÇÃO DO 2º GRAU
www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq2g/quadratica.htm

05- FUNÇÃO DO 1º GRAU
www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/funcoes/funcoes.htm

06- EQUAÇÃO EXPONENCIAL
http://www.sapp.telepac.pt/criarplus/mat/expon/expo.htm

07- EQUAÇÃO LOGARÍTMICA
www.interaula.com/a1au002_06.html

08- PROGRESSÃO ARITMÉTICA
www.interaula.com/a1au002_06.html

09- PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
www.interaula.com/a1au002_06.html

10 - FUNÇÃO POLINOMIAL
www.pessoal.sercontel.com.br/matematica/medio/polinom/polinom.htm

11- FUNÇÃO QUADRÁTICA
www.pessoal.com.br/matemática/fundam/eq2g/quadratica.htm

12- FUNÇÃO EXPONENCJAL
www.cepa.if.usp.br/e-calculo/funcoes/esponencial/fexponencial.htm

CONJUNTOS

PROBLEMAS - CONJUNTOS

1. ( Élica e Pâmela – 1A) Oitenta e quatro pessoas que estavam numa sorveteria opinaram sobre qual sabor de sorvete era preferido: o de morango ou de chocolate. Concluiu-se que:
* 68 pessoas gostam mais de chocolate;
*50 pessoas gostam de morango;
*12 não gostam de nenhum sabor.
Quantas pessoas gostam de morando e de chocolate?


2. (Erica – 1B) Numa pesquisa sobre a preferência em relação à prática dos esportes futebol e natação, foram consultadas 100 pessoas e os resultados foram os seguintes:
*40 pessoas praticam futebol;
*10 pessoas praticam futebol e natação;
* 5 pessoas não praticam futebol e nem natação.
De acordo com os resultados, quantas pessoas praticam somente natação?

3. (Sunila– 1D) Numa festa, 29 jovens discutiam sobre qual ritmo de música seria tocada: rock ou música eletrônica. Os resultados foram os seguintes:
* 13 jovens optaram pelo rock;
* 5 jovens optaram pelos dois ritmos;
*6 jovens não opin aram.
Quantos jovens optaram pela música eletrônica?


4 . (Anatália – 1A) No sistema solar existem 9 planetas. A professora de geografia de uma certa escola fez uma pesquisa com 900 alunos, sobre quais planetas eles achavam mais interessante referente aos diversos aspectos ( forma, tamanho, beleza, distância do sol). Os planetas vencedores foram os seguintes Júpter, Mercúrio e Netuno. As respostas foram as seguintes:
Planetas J M N J e M J e N M e N J,M e N
No de alunos 450 400 600 190 280 250 70

De acordo com os dados acima, responda:
a)Quantos alunos acharam apenas um dos três planetas mais interessante?
b)Quantos alunos preferiram outros planetas, ou melhor, nenhum dos planetas?
c)Quantos alunos acharam mais interessante dois ou mais planetas?



5. (Paulo – 1B) Na cantina da escola é mais consumido três produtos: A, B e C. Ontem foi feito um levantamento sobre o consumo desses três produtos e o resultado foi o seguinte:
Produto A B C Ae B Ae C B e C A,B e C
Consumidores 90 70 80 50 30 15 5

a)Quantas pessoas consumiram apenas o produto A?
b)Quantas pessoas consumiram mais de um produto?
c)Quantas pessoas consumiram o produto C?
d)Quantas pessoas consumiram apenas os produtos A, B ou C?


6. (Julliane – 1C) Numa pesquisa realizada com 125 alunos do 3o ano, sobre qual a preferência deles, em relação às aulas de informática, aulas no laboratório ou aulas de teatro, os resultados foram os seguintes:
· 85 preferem informática
· 35 laboratório
· 22 teatro
· 11 informática e laboratório
· 09 laboratório e teatro
· 05 informática e teatro
· 02 preferem as três opções.
Quantos estudantes não opinaram?


7. (Leandro 1C) Um zoológico recebe aproximadamente 500 visitantes por mês. Os animais mais procurados pelos visitantes são as onças(0), os ursos(U) e as cobras(C). A tabela a seguir, indica quantas pessoas visitam esses animais por feriado:
Animais O U C Oe U Ue C O e C O,U e C
Visitantes 20 30 40 15 22 16 12

a) Quantas pessoas visitam apenas um desses animais?

sábado, 20 de dezembro de 2008

ÁREAS

Problemas sobre
Áreas de Figuras Planas


1. (Rafaela – 1A) Calcule a quantidade de azulejos que Leandro gastará para Calcule a quantidade de azulejos cobrir uma piscina retangular com as seguintes dimensões: 10m de comprimento, 8m de largura e 3m de altura.

2 - (Paulo - 1B) O prefeito de uma cidade construiu uma praça no centro, com o formato de um hexágono, medindo 6m de lado. Calcule a área desta praça.





3. (Laize – 1B) João possui um terreno retangular de 30m de comprimento por 15m de largura e quer comprar o terreno vizinho em forma de um paralelogramo com 25m de comprimento por 15m de largura. Qual será a área total dos dois terrenos?
4. (Geyse Kelly – 1C) Calcule a área do losango inscrito num retângulo com as seguintes dimensões:


5. ( Fernanda – 1C) Um marceneiro pretende construir uma caixa de madeira em forma de trapézio . A base maior mede 50 cm e a altura, 52 cm . Á partir desses dados, calcule a área dessa caixa.
















EQUAÇÃO DO 1º GRAU

EQUAÇÕES DO 1º GRAU


1.( Suelen – 1A) Maria, como muitos brasileiros sonhando com a sua casa própria, fez um financiamento, com uma entrada de R$5.000,00, mais 15 prestações fixas. Qual o valor das prestações mensais de Maria, sabendo que a casa ficou em R$65.000,00?

2. (Ana Kelly – 1B) O preço cobrado por uma viagem turística, num determinado percurso por uma van, inclui uma parcela fixa, denominada bandeirada e um valor que depende da distância percorrida. Se a bandeirada custa R$4,55 e cada quilômetro rodado custa R$0,88, responda:
a) Qual será o preço pago por uma corrida de 13km?
b) Qual será a distância percorrida por um turista que pagou R$22,50 pela corrida?

3. ( Paula - 1B) Em uma fábrica de chocolate, Álvaro e Bernardo trabalhavam fabricando ovos de chocolate. Álvaro fabricava 10 ovos por dia e Bernardo, 12. Num certo dia, a produção de ovos dos dois funcionários foi de 64 ovos, sendo que Álvaro trabalhou 2 horas a mais que Bernardo. Quantos ovos de chocolate Bernardo produziu?

4.(Emily – 1C) Uma floricultura vende uma cesta de flores por R$35,00, mais uma taxa de R$6,50 por entrega.
a) Se a média de vendas por dia for mantida em 5 cestas, qual será o lucro em um mês?

5. (Dieison - 1C) Um produto novo no mercado foi distribuído em três cidades: Ji-Paraná, Porto Velho e Ariquemes. Porto Velho tem o dobro da capacidade de Ariquemes e a diferença entre Ji-Paraná e Ariquemes é de 2 toneladas. Sabendo que a quantidade de tonelada a ser entregue nessas cidades eram de 18 toneladas, qual a capacidade de estoque de Ariquemes?

6. (Tassia - 1D) Uma amiga foi a uma certa loja que estava com a seguinte promoção: R$10,00 de entrada e o restante era dividido em 5 vezes, à partir de 90 dias. Sua compra foi de R$510,00, qual será o valor de cada prestação?

7. (Edmilson – 1D) Um caminhoneiro que transporta boi cobra R$4,00 para transportar um boi por quilômetro.
a) Qual será o valor cobrado para transportar 18 bois em 80 km?
b) Quantos quilômetros foram percorridos para transportar 8 bois no valor de R$1.280,00?

PORCENTAGEM

PORCENTAGEM
1) - (Aline Kess 1 A) Claudia queria comprar uma calça. Ela tinha R$60,00. Ao perguntar o preço teve uma dúvida. A calça custava R$ 65,00, com 12% de desconto à vista. Será que o valor que ela possuía era suficiente?

2) - (Milka 1 A) Numa eleição para diretor(a) numa certa escola, registrou-se o seguinte resultado:
Votaram x eleitores;
O candidato A recebeu 30% dos votos;
O candidato B recebeu 20% dos votos;
100 votos foram em brancos ou nulos;
O valor de x é:

3) - (Katielen - 1C) Uma empresa realizou um teste de porcentagem com 340 alunos de uma escola para selecionar estagiários. Desses, 50 passaram no teste. Qual foi a porcentagem de alunos que não passaram no teste?

4) - (Douglas - 1D) Um caminhoneiro ganha R$100,00 por tonelada para levar ao interior do país.Ele pediu um aumento de 5%. Quanto ele receberá para levar 35 toneladas se o patrão dele conceder o aumento?

5) - (Claudia - 1D) Em um evento social, havia no início 540 pessoas. Na metade desse evento 30% das pessoas convidadas foram embora. Quantas pessoas permaneceram no evento?

6) - (Jaqueline - 1C) - Uma prova de Matemática tinha 20 exercícios. Pablo acertou 58% deles. Quantas questões ele errou?

JUROS SIMPLES E COMPOSTO

JUROS SIMPLES E COMPOSTO
PROBLEMAS

1 - (Alasson 1A) Marcos aplicou um capital aplicou um capital de R$ 30.000,00 durante 08 meses à taxa de juro composto de 5% ao mês. Qual será o montante acumulado no final da aplicação?

2 - (Jussimara 1A) Que capital apliquei sabendo que obtive R$ 2.100,00 de juros,. no final de 7 meses, a taxa de 24% ao mês?

3 - (Anatália 1A) Umberto comprou uma propriedade por R$ 150.000,00. Essa propriedade valorizou-se 17% no primeiro ano, 13% no segundo, 10% no terceiro e 8% no quarto ano.
a) Qual deve ser o preço da propriedade que Umberto comprou, após 4 anos da compra?
b) Qual foi o juro gerado durante esses anos?
c) Qual foi o percentual de valorização nesses 4 anos?

4) - (Camila 1B) João queria casar-se com Ana, então queria saber se suas economias davam para comprar uma casa. Ele tinha aplicado um capital de R$ 10.000,00, durante 4 anos, a juro composto. A taxa de juro no primeiro ano foi de 15%, no segundo ano foi de 19%, no terceiro ano foi de 5%. então, João todo animado com o casamento queria saber qual foi o montante acumulado nesses 4 anos?

5) - (Juliana 1B) Uma escola estava com um projeto de comprar alguns computadores. O capital da escola era de R$ 25.000,00 e foi aplicado no banco por um período de 21 meses a um juro simples de 5% ao mês. Qual foi o montante produzido durante esse tempo?

6) - (Charles 1C) Emprestei para meu irmão R$ 200,00 por um mês. Ele me devolveu R$ 220,00. Qual foi a porcentagem que ele me pagou?

7) - (Franciele Oliveira 1C) Paula aplicou um capital de R$1.200,00 durante 3 anos. A taxa de juro no primeiro ano foi de 9%, no segundo foi de 14% e no terceiro, 10% . Qual foi o montante acumulado nesses 3 anos?

8) - (Claciane 1D) Aplica-se um capital de R$ 30.000,00 a um juro composto com taxa de 5% ao mês. Qual será o montante acumulado em 2 anos? (Dados: 1,0524 = 4,04).

9) - (Susan 1D) Kátia emprestou R$ 280,00 a Carla por 10 meses. Durante esse período, Carla pagou mensalmente pelo empréstimo 2% da quantia emprestada e, ao final de 10 meses, devolveu os R$ 280,00 à Kátia. Qual foi o montante que Carla pagou a Kátia no fim da transação?

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU

01 - (Daiane - 1A) Uma vendedora de maçãs recebe um salário formado por duas partes: uma fixa, no valor de R$ 300,00 e uma parte variável que corresponde a uma comissão de 30% do total de vendas, durante o mês.
a) Expressar a lei que representa essa função;
b) Calcular o salário da vendedora sabendo que durante o mês ela vendeu 300 Kg de maçãs;


02 - (Cristiely - 1A) Feito o pagamento dos custos na exportação do café, uma empresa de contabilidade calcula o faturamento usando a lei f(x) = 6 x - 450, onde f(x) é o faturamento líquido e x unidades vendidas. Qual deve ser a quantia mínima de sacas de café vendidas para se obter lucro?


03 - (Cleidiane - 1B) Uma cooperativa de taxistas implantou um programa de prevenção de acidentes. Este programa prevê que o número de acidentes varie em função do tempo (t) em meses de acordo com a lei y = 18 - 3,6t. Nessas condições quantos meses levará para essa cooperativa de taxistas erradicar os acidentes?


04 - (Thaís - 1B) Carlos é representante de uma certa marca de roupa de Ji-Paraná. Para fazer uma viagem ele calcula a despesa da seguinte maneira: R$2,70 por quilômetro rodado, equivalente ao preço do litro da gasolina e R$50,00 pela diária no hotel. Se ele fizer uma viagem para Porto Velho (380Km) e passar dois dias no hotel, quanto irá gastar?


05 - (Gislaine 1C) O custo f em reais para produzir x unidades de um eletrodoméstico é dado por f(x) = 16x + 3200. Qual seria o custo se produzir 500 unidades deste produto?


06 - (Katielem 1C) O custo C em reais para se produzir x peças de roupas de uma fábrica é dado por C(x) = 20x -3500.

a) Qual o custo para se produzir 500 peças de roupas?
b) Qual o preço de cada peça de roupa, nestas mesmas condições?

07 - (Edmilson - 1D) Uma empresa de ônibus cobra um preço fixo da passagem e, acima de 15Kg de bagagem, o passageiro deverá pagar 8% acima do preço cobrado.A tabela abaixo mostra o preço das passagens de algumas capitais em relação a Ji-Paraná:

CIDADES VALOR
PORTO VELHO R$ 50,00
CUIABÁ R$ 98,00
SÃO PAULO R$ 520,00

a) Qual a lei que expressa a função e qual o valor que deverá ser pago por um passageiro que se deslocou para cada cidade?

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU
OU FUNÇÃO QUADRÁTICA



01 - (Zaiane - 2A) Guilherme lançou uma pedra para cima com o seu estilingue, então constatou a equação da trajetória do objeto em que y em metros, é a altura atingida pela pedra para o deslocamento, x em metros na horizontal.

a) Qual foi a altura máxima atingida pela pedra?


02 - (Suélem - 2C) Um jogador de vôlei arremessou uma bola para cima. Dada a equação da trajetória da bola y= - x2 + 6x, sendo a altura atingida y e x o deslocamento em metros na horizontal:
a ) Qual foi a altura máxima atingida?
b) Qual foi o deslocamento x para que a bola atingisse a altura máxima?
Monte o gráfico:

03 - (Adriano - 2B) Em uma fábrica de computadores é produzido diariamente X computadores com o custo do computador Y = em R$, dada a função Y = X2 - 60 X + 2.200, calcule:

a) Qual será o custo se for fabricado 30 computadores por dia?
b) Quantos computadores devem ser fabricados por dia para que o custo de produção seja mínimo?

FUNÇÃO LOGARITIMICA

FUNÇÃO LOGARÍTIMICA
1- (Daiane Gomes - 2 A) O rio que corta a cidade de Jaru, na época das chuvas, provoca grandes enchentes, dificultando a vida da população ribeirinha.Se o seu volume aumentar 1% ao dia, em quantos dias dobrará? (Use log 2= 0,310 e log 1,01=0,0043).

2- (Paulo Ricardo - 2B) Um fazendeiro adotou um sistema de engorda de porcos, em regime de confinamento, no qual, cada porco tem um rendimento de peso de 5% ao mês. Considerando log 1,05=0,021 e log 2 0,301, determine o tempo aproximado necessário para que o animal dobre de peso.

3- (Bruno - 2C) Uma empresa de automóveis tem um aumento anual de 5% em suas vendas. Em quanto tempo as vendas desta empresa irá dobrar? (log 2= 0,30103 e log 1,05= 0,02118)

FUNÇÃO EXPONECIAL

FUNÇÃO EXPONENCIAL

1- (Daiane Gomes - 2A) Foi realizado no LQB(Laboratório de Química do Brasil) uma pesquisa sobre vírus. Nesta pesquisa, constatou-se que os vírus podem se multiplicar facilmente e de forma muito rápida. De acordo com esses dados e com a expressão dada, P(t)= 32,5t, calcule o tempo que será necessário para seja alcançada uma população de 800 vírus, uma vez que t representa o tempo em horas.

2- (Jaqueline - 2B) O valor de um carro é de R$40.000,00. Ele diminui a uma taxa de 10% ao ano. Qual será o valor do carro daqui a 4 anos?

3- ( Ruan - 2C) Mara, a ganhadora do BBB6 ganhou R$1.000.000,00. Se ela aplicar este valor na caderneta de poupança e não realizar nenhum outro depósito e nem fazer qualquer retirada, quanto renderá em 3 anos?

PROGRESSÃO ARITMÉTICA

PROGRESSÃO ARITMÉTICA

1) - (Andrômeda - 2A) - Seu José deseja cercar somente a frente de sua casa, terá que colocar os balaústres a cada 10 cm de distância. Calcule quantos balaústres seu José vai precisar sabendo que a cerca terá de 10cm a 1000 cm.



2) - (Sandy Mara - 2B) - Na estrada que vai de Ji-Paraná à Ouro Preto foram instalados radares a cada 11 Km. Calcule o número de radares instalados no trecho que vai do Km 10 ao Km 40, sabendo que nestas marcas há radares instalados. Considere esses dois radares.


3) (Fabiane Silva - 2A) - Um empresário esqueceu de pagar um certo imposto. Ele viu que teria de pagar multa por causa do atraso, que deveria ser paga da seguinte foram: No primeiro dia após o vencimento a multa seria de R$30,00; a cada dia a partir do segundo dia de atraso, seria acrescido R$3,00 à multa do dia anterior. Quanto o empresário deve pagar de multa se acaso ele atrasar 1 dia, 2dias, 3dias, 4dias, 17dias e n dias?

MATRIZ

MATRIZ

01 – (Dieison 2 A) - João tem 6 carros de táxi numerados de 1 a 6. Ele trabalha 5 dias no mês, pois nos outros dias todos os seus carros estão alugados. A tabela a seguir apresenta o faturamento, em reais, de cada carro nos 5 dias do mês.
carros / dias











Cada elemento elemento a12 dessa matriz é o faturamento da loja no dia j
a) Quanto em reais o táxi 1 faturou no 4º dia?
b) Quanto em reais o táxi 4 faturou nos 5 dias?
c) Em quantos dias o táxi 3 faturou R$400,00?
d) No quinto dia, quantos em reais que o táxi 5 faturou?




03 – (Rosileni – 2C) Um experimento consiste um dado e uma moeda e retirar uma jóia de uma urna que contém seis jóia de cores diferentes : azul, preta, ouro, prata, amarela e branca. Um resultado deste experimento é, por exemplo, o termo (5, cara, A), isto é , face 5 no dado, face cara da moeda e cor azul na jóia.
a) Quantos são os possíveis resultados desse experimento?

04 – (Marrion – 2 A)
Numa determinada loja tem dois vendedores que são excelentes: todos os meses eles alcançam suas metas de venda (em milhares). Consideremos, vendedor A e vendedor B. Realizado um estudo sobre esses dois vendedores e suas vendas nos quatro primeiros dias de agosto, foram obtidos os seguintes resultados dados em porcentagem:

A =


e B =


a) Quantos mil o vendedor A vendeu a mais ou a menos que o vendedor B no dia 2 de agosto?
b) Quantos mil o vendedor B vendeu a mais ou a menos que o vendedor A no dia 1º de agosto?
c) No período considerado, construa uma matriz que descreva dia a dia a venda dos dois vendedores juntos:


05 – (Alisson – 2C)Uma empresa de aluguel de automóveis têm duas lojas, Loja A e Lojan B.
Realizou uma comparação entre as lojas nos cinco primeiros dias de agosto, sendo que cada loja tinha dois modelos de carro, o modelo 1 e 2, respectivamente o aluguel no modelo i no dia j.
ANÁLISE COMBINATÓRIA

1) - ( Alcilene – 2B) - Uma caixa têm 6 laços de cores diferentes entre si, sendo que uma delas é rosa. Retiram-se 4 laços de caixa, uma de cada vez e sem reposição. Considerando a ordem de retirada, quantas seqüências de cores são possíveis de modo o primeiro laço retirado não seja rosa?


2) - ( Renata – 2B) - Um estudo diz que 40 alunos de uma faculdade têm mais de 25 anos de idade e 32 alunos têm menos de 20. Sabendo que os 65 alunos da faculdade foram considerados nesse estudo, calcule o número de alunos com mais de 25 anos e menos de 20 anos de idade.


3) - (Rosilene - 2C) - Um experimento consiste em lançar um dado e uma moeda e retirar uma jóia de uma urna que contém seis jóias de cores diferentes: azul, preta, prata, ouro, amarela e branca. Um resultado desse experimento é por exemplo, o terno (5, cara, A), isto é , face 5 no dado, face cara na moeda e cor azul na jóia. Quantas são os possíveis resultados desse experimento?

4) - (Thaís - 2A) - Marcela organizou uma excursão para ir a um clube com sua sala. Sua sala tem 12 homens e 8 mulheres que ocuparam perfeitamente os 20 assentos do ônibus. De quantas maneiras diferentes essas pessoas podem sentar-se no ônibus de modo que as mulheres fiquem de um lado e os homens de outro?


5) - (Lariane - 2A) - Ana é uma gerente competente e resolveu fazer uma grande liquidação de calçados e confecções nas suas respeitadas lojas, mas não esperava que iria ser grande a procura pelos seus produtos, por isso teve de pedir para as N pessoas formarem filas indianas de 720 maneiras diferentes.
Determine o n:


6) (Mayra - 2C) - Uma fábrica de eletrodomésticos apresentam dois tipos de aparelhos com modelos diferentes, o 1º tem 5 modelos diferentes e 6 cores diferentes; o 2º tem 4 modelos e 5 cores diferentes. Um consumidor que adquirir esses aparelhos terá quantas opções de escolha?

TRIGONOMETRIA - LEI DO SENO E COSSENO

Lei do Seno e do Cosseno

01) - (Ana Kelly - 3A) - Moro próximo ao Rio Machado, a distância da minha casa até a ilha é de 8 Km, a distância ente a ponte e minha casa é de 3 Km, o ponto que une a ilha e a ponte até a minha casa forma um ângulo de 60º. Sendo assim qual a distância da ponte até a ilha?














02) - (Leandro Batista - 3A) - Em um campo de futebol em suas laterais existe uma árvore , deseja-se medir a distância de uma trave à uma outra, sabendo que a distância da árvore até a trave A é 5 m e da trave B é de 8 m, e o ângulo B é igual a 60o. Quanto mede a distância entre as duas traves?















03) - (Fabíola - 3B) - O ponto de partida de um pedalinho se encontra no ponto A, na margem de uma represa. Sabe-se que há 02 pedalinhos na outra margem da represa, localizados nos pontos B, C, distantes 9m. O vigia precisa trazer o pedalinho B. Qual a distância entre o ponto de partida A e o pedalinho B?










04- No mapa abaixo, tenta-se imitar a planta de uma rua que deseja construir uma estrada para ligar mais 2 ruas a essa mesma. Sendo assim, qual deve ser a distância entre as ruas A e B?

GEOMETRIA ANALÍTICA

GEOMETRIA ANALÍTICA

Distância entre Dois Pontos

01- (Ana Kelly - 3A) - Numa corrida de Fórmula 1 os demais pilotos deverão sair da Largada (A) para fazer o trajeto até a parada (C), mas para isso deverá trocar os 04 pneus na parada(B), se o seu carro tem autonomia a 800Km, ele conseguirá fazer o trajeto até a chegada (D).


02- (Elizângela - 3A) Uma loja de celulares rurais oferece instalações gratuitas em domicílios em propriedade que se encontram a menos de 50 Km de sua central de atendimento. Se um cliente vive a 15Km a leste e a 20Km norte deverá pagar sua instalação?

03- (Mayra - 3B) Um porto de uma cidade é naturalmente para o transporte de navios que transportam cargas como: munições, petróleo, soja, carvão, etc. para outras cidades ou municípios próximos. Um dos navios se desloca do porto A que é também do 2º quadrante do sistema cartesiano. Têm a distância de de 30 Km do eixo Ox e 50 Km do eixo Oy, é percorrido o seguinte trajeto: 150 Km para leste, 30Km para o norte, 30Km para Oeste e por fim 20Km para o norte parando no Porto B. Qual a distância entre os Portos A e B?

04- (Mayra - 3B) Se num segmento (6,8) é o ponto médio de extremos. A=(3,Y) e B=(X,8), então o valor de X + Y é igual a:

05- (Diógenes - 3B) Um motorista tem que ir da cidade A à cidade C, mas deve reabastecer na cidade B. Se o seu carro tem autonomia de 218 Km, ele poderá fazer a viagem sem reabastecer em B e qual é a distância de A à C?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

GABARITO

RESPOSTAS


Conjuntos
1) 46 pessoas;
2) 65 pessoas;
3) 15;
4) a) 220; b) 100; c) 580
5) a) 15; b) 85; c) 40 d) 65;
6) 4;
7) 20.

Equação do 1º grau:
1) 4.000;
2) a) R$19,99; b) 30 Km
3) 24 ovos;
4) R$ 975,00
5) 4 Toneladas
6) R$ 100,00
7) a) R$ 5.760,00 b) 40 Km

Áreas
1) 188 m2 2) 54V3m2 3) 825m2
4) 4 cm2 5) 2080 cm2

Porcentagem
1) Seu dinheiro será suficiente e ainda sobrará R$ 7,80.
2) 200 eleitores
3) 85%
4) 3 questões
5) R$ 367,00
6) 378 pessoas
7) Errou 3 questões

Juros Simples e Compostos
1) M= R$ 44.323,00
2) R$ 15.000,00
3) a) R$ 235.598,00 b) R$ 5.598,00 c) R$ 57%
4) R$ 16.093,56
5) R$ 26.250,00
6) 10%
7) R$ 13.667,60

Função Polinomial do 1º Grau
01 - a) M(x)= 300 + 0,3x b) M(x)= R$ 390,00
02 - a) x = 75 sacos de café
03 - a) t = 5 meses
04 - a) R$ 1.126,00
05 - a) R$ 11.200,00
06 - a) R$ 6.500,00 b) R$ 175,00
07 - Função que expressa o valor que será pago:
Porto Velho: y = 50 + 0,8 x
Cuiabá: y = 98 + 0,8 x
São Paulo: y = 520 + 0,8 x


Função Polinomial do 2ºGrau ou Função Quadrática
01) 12 Km.
02) a) 9m b) 3m
03) a) R$ 900,00 b) 60 Computadores.

Função Logarítmica
01) 7 dias
02) 14 meses
03) 14 meses
04) – Aproximadamente 14 meses e 3 dias.
05) – Em 30 dias o Rio Piraí irá dobrar de volume.
06) – 2.304 maneiras.
07) – Aproximadamente 14 meses.
08) – 720 maneiras diferentes de formar filas.

Função Exponencial
1) 2 horas
2) R$26.244,00
3) R$1.430.768,80

Matrizes
1 - a) R$ 70,00
b) R$ 535,00
a) Nos dois primeiros dias
b) R$ 600,00

2) 50 opções
3 ) 72
4) a) 2% a menos R$ 1.000,00 a menos
a) 5% a mais R$ 2.000,000 a menos
b) A = B = A + B =

5) a) foi alugado 03 vezes.
b) foi alugado 01 vez.
c)









6) a) 1 unidade b) 8 unidades

Progressão Aritmética
01 - Usará 100 balaústres
02 - 03 radares
04 - Nº de dias em Atraso Multa em Reais
1 30
2 30 + 3
3 30 + (2 x 3)
4 30 + (3 x 3)
17 30 + (16 x 3)
n 30 + 3n

Análise Combinatória
1) VI 5
V 5
IV 3
III 2
II 2
I 1
5 . 5 . 3 . 2 . 2 . 1 = 300

2) 40 + 32 - 65 72 - 65 = 7
3) 6 x 2 x 6 + 72
4) 2.304 maneiras
5) 720 maneiras diferente
6) 50 opções

LEI DO COSSENO
1) 7 Km
2) 5 m
3) O barco C está distante 4 (?) 6m do posto A.


GEOMETRIA ANALÍTICA
1) DAC = 100 Km. Não conseguirá concluir o trajeto.
2) Não irá pagar, pois 25 Km está dentro do raio de atendimento.
3) 130 Km.
4) 8
5) Não porque a distância entre A e C é de 250 Km.

PROJETO: PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA

E.E.E.F.M.ALUÍZIO FERREIRA

PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA


Ji-Paraná – RO, Outubro de 2005
Alunos :
2005 - 1A,1B, 1C e 1D
2006 - 2A, 2B e 2C
2007 - 3A e 3B

PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA

Jaini da C. Aguiar Gabriel
Professora Orientadora

Ji-Paraná – RO, Outubro de 2005.


INTRODUÇÃO

No dia-a-dia, os alunos têm e terão sempre que enfrentar problemas, alguns conhecidos e outros novos. A escola que não prepara os seus alunos para a resolução de problemas priva-os do exercício pleno do pensamento matemático, e, conseqüentemente, do exercício de uma “cidadania plena”.
Algumas questões merecem destaque para que o aluno vivencie o processo de resolução de problemas:
- Por que resolver problemas?
- O que é resolver problemas
- Que problemas escolher?
- Como trabalhar com resolução de problemas na sala de aula?
Esse é um dos assuntos mais discutidos no Ensino de Matemática, uma vez que atividade de resolver problemas está presente na vida das pessoas, exigindo soluções. Assim, cabe ao professor buscar soluções variadas para que os seus alunos possam resolver os problemas de uma maneira mais dinâmica e interessante. E foi assim que surgiu a idéia de criar um site com os problemas elaborados pelos alunos, de acordo com os assuntos trabalhados.
O que se espera é que todos tenham o direito de vivenciar situações matemáticas na escola que possam ser úteis na vida cotidiana.

JUSTIFICATIVA

Um dos problemas mais preocupantes para os educadores atualmente e que causa a maior parte dos fracassos escolares é o fenômeno da dispersão que sofrem os alunos. Esse fato se deve às facilidades que são oferecidas através de estímulos rápidos e superficiais, como a televisão, os computadores e os vídeo -games, uma vez que os mesmos exigem pouca concentração, o que leva-os a se deparar com dificuldades com atividades que exigem algum esforço mental.
O que se espera é que todos tenham o direito de vivenciar situações matemáticas na escola, que possam ser úteis na vida cotidiana. Ao resolver situações-problema o aluno raciocina sobre os dados apresentados, o que lhe dá mais autoconfiança e autonomia para desenvolver a sua criatividade.
Por outro lado, nas atividades de criação de situações-problema, o aluno terá oportunidade de mostrar o que realmente aprendeu.

OBJETIVO GERAL:

Propor aos alunos a montagem de um site com problemas elaborados pelos mesmos de acordo com os assuntos trabalhados em sala de aula.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS, segundo Dante(2002):
- Fazer o aluno pensar produtivamente;
- Desenvolver o raciocínio do aluno;
- Ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
- Dar ao aluno a oportunidade de se envolver com as aplicações da matemática;
- Tornar as aulas mais interessantes e desafiadoras;
- Equipar o aluno com estratégias para resolver problemas;
- Oferecer uma boa base matemática.



CRONOGRAMA

Este trabalho iniciará no ano de 2005 e continuará nos anos de 2006 e 2007, acompanhando todo o ensino médio destas turmas.


A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O DESEMPENHO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS

A resolução de problemas é um dos assuntos mais discutidos no ensino da matemática, uma vez que a atividade de resolver problemas está presente na vida das pessoas, exigindo soluções. O aprendizado de estratégias auxilia o aluno a enfrentar novas situações em outras áreas do conhecimento.
Esta proposta visa a construção de conceitos matemáticos, estimulando e despertando a curiosidade matemática. Nota-se que é o problema que deve exigir a teoria e não o contrário. Apoiando-se em problemas concretos, o professor conduzirá o aluno à solução, dando ênfase ao processo de resolução e ao porque do resultado obtido.
Segundo Mesquita, 1990, há vários tipos de problemas: de reconhecimento, algoritmo, processo, aplicação, quebra-cabeça e outros. O melhor critério para organizar, selecionar ou formular problemas é privilegiar os que possibilitam ao aluno pensar, raciocinar e gostar de resolvê-los. Além disso, o processo precisa estimular o aluno a formular, mudar dados, explicar a resolução, discutir com a classe os resultados, bem como, exercitar a leitura, a escrita e a comunicação oral.
O matemático inglês Ian Stewart indica quais são, no seu entender, as características dos bons problemas: “Um bom problema é aquele cuja solução, em vez de simplesmente conduzir a um beco sem saída, abre horizontes inteiramente novos [...]” (STEWART, 1995, p.17). Desse modo, investigar não significa apenas trabalhar com problemas difíceis, mas com questões que levam o aluno a construir relações, princípios e idéias.
Para Polya (apud Bicudo, 2002, p.210), “resolver problemas” era o tema mais importante para se fazer matemática, e “ensinar o aluno a pensar” era a sua importância primeira. Um tema que fundamenta a investigação e a resolução de problemas em matemática é “como pensar”. Polya insistia que se tomasse muito cuidado nos esforços feitos para se ensinar a “como pensar” e que, na resolução de problemas, não se transformasse em ensinar “o que pensar” ou “o que fazer”.
Resolver problemas é uma atividade complexa que envolve a coordenação de conhecimento, experiência anterior, intuição e confiança, entre outras habilidades. Não se reduz ao uso específico de um algorítmo pelo qual os alunos seguem regras preestabelecidas para chegar à solução. Envolve habilidades fundamentais como a capacidade de ouvir, discutir, escrever, ler idéias matemáticas, interpretar significados e pensar de forma criativa.
Aprender matemática é aprender a resolver problemas. Para resolver problemas é preciso apropriar-se dos dignificados dos conceitos e procedimentos matemáticos para saber aplicá-los em situações novas. Assim, é fundamental que tais conceitos e procedimentos sejam trabalhados com a total compreensão de todos os significados associados a eles.


O PAPEL DO PROFESSOR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

O desempenho do aluno na resolução de problemas resulta de algumas atitudes positivas do professor, entre elas:
- Criar um ambiente favorável;
- Trabalhar com problemas desafiantes e reais;
- Deixar os alunos criar seus próprios problemas e estratégias;
- Dar mais ênfase ao processo do que ao produto, isto é, privilegiar o processo utilizado para a resolução do problema e não a resposta propriamente dita;
- Direcionar a atenção para as informações realmente importantes do problema;
- Não mostrar a resolução, mas deixar os alunos perceber as tentativas e estratégias;
- Encorajar a criatividade, deixando a formalização para depois das tentativas de solução;
- Propor que façam mudanças no enunciado de modo que o problema tenha solução;
- Solicitar que alguns problemas sejam resolvidos em grupos para que haja troca de idéias;
- Avaliar a aprendizagem junto com o aluno e discutir os erros e as razões porque ocorreram.

Assim, o professor estará desempenhando o seu papel de facilitador da aprendizagem na resolução de problemas e só depois de trabalhar bem todas estas etapas com o alunos é que se deve exigir que ele crie os seus problemas.

CONCLUSÃO

Após os três anos consecutivos de acompanhamento das atividades desenvolvidas com as referidas turmas, publicar-se-á o site contendo os trabalhos elaborados pelas mesmas, sob a coordenação da Professora Jaini. A opção pela escolha desta tecnologia se dá ao fato de possibilitar a todos os alunos envolvidos neste Projeto e a quem possa interessar, o acesso de maneira interativa e democrática, além de subsidiar a grande rede. Sob o ponto de vista pedagógico, este trabalho possibilitou a integração entre as tecnologias, bem como a real participação da comunidade escolar e restritamente o grupo envolvido.

BIBLIOGRAFIA



BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e
Perspectivas. Seminários & Debates. São Paulo. Unesp, 1999.

DANTE, Luis Roberto. Didática da Resolução de Problemas, 12a ed. Atica, São Paulo – SP, 2002

MESQUITA, Júlio. Como está o desempenho de nossos alunos em resolução de problemas? BOLEMA. Ano 3. no 6. UNESP. Rio Claro – SP. 1990.

STEWART, Ian. Os problemas da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1995.